Casa do Povo da Ponta do Pargo



No dia 11 de Junho de 1996, por despacho e ao abrigo do disposto no n.º1 do artigo 5º do Decreto Regulamentar Regional n.º 20/82/M, de 1 de Outubro, foram aprovados os Estatutos Legais da Casa do Povo da Ponta do Pargo, pelo Secretário Regional da Agricultura, Florestas e Pescas, Manuel Jorge Bazenga Marques.
A 15 de Setembro de 1996, toma posse a Comissão Instaladora, com a presença do Secretário Regional da Agricultura, Florestas e Pescas, dia em que se realizou a XII Festa do Pêro, sendo esta já com o apoio fundamental desta instituição.
No desejo de reviver os modos de vida dos antepassados locais (Usos, costumes e Tradições), desde alguns anos, reforçado em 1985 ao realizar a I FESTA DO PÊRO na Ponta do Pargo, em que foi conseguido reunir um grupo de Jovens e Adultos, depois de realizado um estudo para a recolha de elementos no campo da Etnografia, da Música, da Canção e do Bailado, surgiu o Grupo de Folclore da Ponta do Pargo. Seis anos mais tarde (23/06/91) surge o Grupo de Cantares “Cantigas de Norte a Sul” da Ponta do Pargo, ambos os grupos já se extinguiram em meados de 2001, dedicados também à Recolha Etnográfica. Ainda em 1993 surge a necessidade de representar peças de teatro ligadas à quadra Natalícia, formando-se a partir daqui o Grupo de Teatro da Ponta do Pargo, infelizmente também se extinguiu . 
Em 2007, esta instituição, tem por ideia, recuperar o antigo Grupo de Folclore da Casa do Povo da Ponta do Pargo, contudo esta ideia/sonho da actual Direcção, chefiada por Maria do Rosário Gouveia não foi possível concretizar. Neste mesmo ano (16/09/07) surge o actual Grupo Instrumental e de Cantares da Casa do Povo da Ponta do Pargo. Este grupo surgiu com o curso de
instrumentos tradicionais, leccionado por Gilberto Abreu Barbosa (coordenador do grupo até 01/11/07). A partir de 01/11/07 até actualmente o Grupo é coordenado por Alcindo Caíres Andrade, conhecedor das tradições e etnografia da freguesia, que adoptou nova denominação: Grupo de Cantigas Norte a Sul.
Em 2006 a Casa do Povo mudou de instalações, actualmente está sediada no 1º Piso do Centro Cívico da Ponta do Pargo.




PRESIDENTES


Jaime Heliodoro Caíres Andrade
1º Presidente e Fundador da Casa do Povo da Ponta do Pargo 
1996/2002


João Paulo Jardim Câmara
2º Presidente da Casa do Povo da Ponta do Pargo 
2002/2005


Maria do Rosário Gouveia Abreu Gouveia
3ª Presidente da Casa do Povo da Ponta do Pargo 
 2005/Actual
                                
GRUPO DE CANTIGAS NORTE A SUL

Clique na imagem para saber mais
Partilhar: